MAIS DRAGAGENS ESTÃO PREVISTAS PARA 2019 NO PORTO DE SUAPE

Draga responsável pela condução das atuais obras de dragagens no porto

Atualmente estão em anda- mento obras de dragagem no canal de acesso ao Estaleiro Promar, para aprofundamento do seu leito de 6 metros para 9 metros. Antes do início das obras, pescadores e pescadoras fizeram uma barqueata no dia 31 de outubro de 2017, em protesto contra a falta de transparência da empresa e contra a invisibilização a que historicamente foram submetidos, ao não serem considerados nos estudos de impacto.

Tais obras sequer foram finalizadas, e, no entanto, em dezembro de 2018 já foram anunciadas novas dragagens para 2019, que têm como objetivo aprofundar ainda mais o mesmo canal, a fim de atingir uma profundidade de até 11 metros.

As dragagens são obras de engenharia que consistem na remoção de grande quantidade de solo marinho. Elas acarretam graves danos ao ecossistema, na medida em que implicam a destruição de habitats, trazendo, por consequência, sérios impactos sobre a biodiversidade e a pesca artesanal.

Mesmo condenada pela Justiça Federal em 2016 e 2018, e ainda sem ter cumprido as medidas impostas de reparação, compensação e minimização dos danos, SUAPE continua negligenciando a população de pescadores e pescadoras que dependem do ambiente estuarino e que foram profundamente prejudicadas pelas atividades de dragagem anteriores.

Em face da notícia das futuras dragagens, os pescadores requisitaram a SUAPE uma reunião na sede da Colônia Z-8, a fim de que as informações acerca das futuras obras fossem repassadas para a comunidade pesqueira, pois, por lei, SUAPE é obrigada a consultar previamente e de forma ampla a comunidade que será atingida por suas atividades. A reunião ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2019, e, no entanto, nada foi dito a respeito das medidas de compensação, mitigação e reparação que deveriam ser dirigidas à população que utiliza a área estuarina para pescar e que será diretamente atingida pelas obras.

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Forum Suape para adicionar comentários!

Entrar em Forum Suape

EVENTOS

SEM EVENTOS NO MOMENTO

DESTAQUES

Clique nas imagens e baixe o nosso Boletim Informativo Mensal: Fórum em Ação!

VEJA MAIS BOLETINS
CLICANDO AQUI!

Salvar

Salvar

Salvar

CARTILHA PARA DOWNLOAD

SUAPE INSUSTENTÁVEL


Veja abaixo o vídeo da campanha:

Campanha: Nem Um Poço A Mais

CONTATO

Telefones:

(81) 99102.3883
(81) 99826.0138

E-mail: forumsuape@gmail.com 

Rua padre Antônio Alves de Souza, 20 Centro - Cabo de Santo Agostinho, CEP 54505-230.

REDES SOCIAIS

Salvar

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Movimento Ecossocialista de PE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço