MAIS UMA TENTATIVA DE DIÁLOGO COM A PRESIDÊNCIA DE SUAPE

No dia 6 de julho, o Fórum Suape e lideranças comunitárias da região foram recebidos em uma reunião com o presidente do CIPS, Marcos Batista acompanhado de diretores e assessores do corpo técnico da empresa. Inicialmente, o coordenador do Fórum Suape, Heitor Costa fez um breve histórico sobre a atuação do Fórum no território e as tentativas frustradas de diálogo com o governo do Estado de Pernambuco. Em seguida as comunidades relataram várias situações de violência que estão vivenciando no seu dia a dia, como consequência das violações de direitos socioambientais cometidas por Suape.

O presidente Marcos Batista respondeu afirmando que quer manter o diálogo permanente entre Suape e as lideranças, citando o novo código de ética interno que passou a vigorar na administração de Suape, a partir da véspera da reunião. Sugeriu criar uma pauta das questões pontuais que foram trazidas pelas lideranças, para serem analisadas e encaminhadas.

Sobre o acesso às áreas de pesca ficou de se fazer um cadastro e foi encaminhado que as lideranças providenciariam a lista de pescadores e embarcações, para ser permitido o acesso as áreas do porto. Também foi discutida a situação da Associação de Nova Tatuoca, Boa Vista, Gaibú, Areal, Engenho Jasmim, Engenho Ilha e Jurissaca. Foi sugerida a realização de reuniões entre algumas dessas comunidades e a gestão do Complexo de Suape. A continuidade desse diálogo deverá ter a participação de outros atores como o Ministério Público, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Prefeitura dentre outros.

O coordenador do Forum Suape, Heitor Costa insistiu na questão da violência sistemática praticada contra os moradores e populações tradicionais. E que para o diálogo pleno acontecer a truculência do CIPS deve ser cessada. Destacou o fato da recorrência, citando nomes de funcionários do CIPS ligados a diretoria de gestão fundiária e patrimônio, como aqueles que estão na linha de frente das ameaças, violações de direitos e desrespeito cometidos contra os nativos. O Fórum espera que esta não seja mais uma tentativa frustrada de estabelecer o diálogo com o CIPS.

Faça o download do Boletim Mensal completo
clicando logo abaixo!

Exibições: 6

Comentar

Você precisa ser um membro de Forum Suape para adicionar comentários!

Entrar em Forum Suape

EVENTOS

SEM EVENTOS NO MOMENTO

DESTAQUES

Clique nas imagens e baixe o nosso Boletim Informativo Mensal: Fórum em Ação!

VEJA MAIS BOLETINS
CLICANDO AQUI!

Salvar

Salvar

Salvar

CARTILHA PARA DOWNLOAD

SUAPE INSUSTENTÁVEL


Veja abaixo o vídeo da campanha:

Campanha: Nem Um Poço A Mais

CONTATO

Telefones:

(81) 99102.3883
(81) 99826.0138

E-mail: forumsuape@gmail.com 

Rua padre Antônio Alves de Souza, 20 Centro - Cabo de Santo Agostinho, CEP 54505-230.

REDES SOCIAIS

Salvar

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Movimento Ecossocialista de PE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço